Modelo de Plano de Gestão Escolar


"A escola é cooperação e não competição"!
Para o professor que quer ser um gestor escolar ou já  é e pretende construir com a sua comunidade um plano de gestão, segue um modelo compartilhado para fazer o bem e cooperar para o bem dos alunos e comunidade.

PLANO DE GESTÃO 2013\2014



1.      Identificação Pessoal:

1.1.Nome: (que é o gestor ou diretor?)

1.2.Formação: Licenciatura ...

1.3.Endereço Residencial:Rua ................., 695

                                            Bairro:........, Cidade...., Estado....

1.4.     Telefone: (   )

1.5.     Email:



2.  Identificação da Escola:

2.1.            Nome da Escola: 

2.2.Município: 

2.3.Endereço: 

2.4.Níveis e modalidades de ensino ofertados: Ensino Fundamental Final e Ensino Médio Educação Geral.



2.5.Quantidades de turmas por níveis de ensino e turnos: 8º ano Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio no turno vespertino. 1º, 2º e 3º ano Ensino Médio Educação Geral, turno matutino. 1º ano Ensino Médio Educação Geral, turno vespertino e 2º e 3º ano Ensino Médio Educação Geral, turno noturno.



2.6.Quantidade de Professores em exercício da docência (efetivos e temporários):

Efetivos: 13

Temporários: 6

2.7.Quantidade de Professores em outras atividades na escola:

Nenhum

2.8.Quantidade de servidores:

19 profissionais

3.  Diagnóstico da Escola:

     Dados do Projeto Político Pedagógico da escola.




4.  Referencial Teórico:





           Pesquisar referências que argumentam o seu Plano Gestor.







5.  Objetivo Geral:

Desenvolver ......



6.  Metas:

METAS PEDAGÓGICAS

O Que?
Como?
Quando?
Onde?
Porque?
Porquem?
Diminuir o índice de reprovação
Ofereceratividades de reforço.
Durante o ano letivo 2014 e 2015
Em casa e extra-classe
Para sanarproblemas e dificuldades de aprendizagem.



Professores,alunos, pais e família.
Diminuir o índice de evasão escolar
Diversificando a metodologia, tornando as aulas mais atrativas.

Durante o ano letivo 2014 e 2015
No ambiente escolar
Para que os alunos possam concluir a educação básica.
Todo o corpo docente da unidade escolar.
Melhorar o índice de aprovação no ENEM
Adaptar os conteúdos aossistemas de provas de seleção
Durante o ano letivo 2014 e 2015
No ambiente escolar.
Pela necessidade de continuar os estudos erealizar o Ensino Superior gratuito.
Cada professor em sua disciplina.
Incentivar o hábito da leitura, aperfeiçoar a escrita e oralidade
Projeto de leitura e produção textual
De março a novembro de 2014 emesmo período  de 2015.
Na escola e em casa.
Por que os alunos em geral apresentaram dificuldades em interpretação, leitura e produção.
Professores, equipe pedagógica e família.
Estruturar o laboratório de Física e Química
Solicitando a Gerência equipamentos, instrumentos eprodutos.
Durante o primeiro semestre de 2014.
Na sala disponível na Unidade escolar.
Desenvolveraulaspráticas.
GERED, Direção, APP e professores.



Em reunião com os professores no dia cinco de fevereiro de dois mil e treze, os professores relacionaram metas para colaborar no processo ensino aprendizagem dos alunos: Incentivar a leitura e produção de textos; usar novas metodológicas como desenvolver jogos para auxiliar o processo ensino aprendizagem das ciências exatas; realizar o projeto soletrando; estimular a participação em Olimpíadas de matemática, geografia, língua portuguesa, entre outras; desenvolver a oralidade através da contação de histórias, piadas e oratória, como também uma viagem de estudo.





7.  Ações:

   * Diminuir o índice de repetência e evasão escolar acompanhando os alunos com dificuldades e promovendo palestras que elevem a autoestima, tendo como responsáveis a  direção e equipe pedagógica.

   * Orientar os educados quanto aos valores morais e éticos, proporcionando uma formação humana e intelectual dos mesmos.

   * Aumentar a participação e a presença dos pais junto à escola com reuniões, onde se consiga ouvir e atender a todos, tendo como Responsável à direção, equipe pedagógica, conselho Deliberativo, APP, Grêmio estudantil.

    * Desenvolver atividades esportivas, recreativas e culturais que promovam a participação de todos os segmentos da escola, envolvendo-os no processo de ensino aprendizagem, tendo como responsáveis a direção, equipe pedagógica APP e Grêmio Estudantil.





8.  Avaliação do Plano:

     Conselho Deliberativo escolar e todos os segmentos da escola ....


9.  Considerações Finais:


10.  Referências:





REFERÊNCIAS



Lei n.º 7088/83. Estabelece normas para expedição de documentos escolares.



Lei n.º 8069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.



Lei n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e Bases da                  Educação nacional.



 DALBEN, Ângela I.L. de Freitas. “Trabalho Escolar e Conselho de Classe”. Coleção

         Magistério. Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Papiros, 1992.



SANTA CATARINA. Resolução n.º 017/99, 13/04/99 do Conselho Estadual de Educação

        Estabelece as diretrizes para a elaboração do Projeto Político Pedagógico - das

        Escolas de Educação Básica e Profissional, integrantes do Sistema Estadual de

        Educação de Santa Catarina. Florianópolis, abril, 1999.



Diretrizes para o Calendário Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Florianópolis, 1999.



Lei complementar n.º 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual de Educação.



 Documento Norteador para elaboração de subsídios nas unidades escolares.

                  Programa da autonomia e da Gestão da Escola Pública Estadual da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Florianópolis. 1999.



  Diretrizes para a Organização da Pratica Escolar na Educação Básica.

                Florianópolis –2000 –Diretoria de Ensino Fundamental /Diretoria de Ensino

                Médio.



Documento da Classe da Aceleração 5.ª à 8.ª série do Ensino Fundamental.  

               Florianópolis. COGEN/DIEF,1998.



. Secretaria do Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de 

               Santa Catarina: disciplinas curriculares. Florianópolis. COGEN, 1998.



.Proposta Curricular de Santa Catarina: Temas multidisciplinares. Florianópolis. COGEN,1998.












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