Modelo de Plano de Gestão Escolar
"A escola é cooperação e não competição"!
Para o professor que quer ser um gestor escolar ou já é e pretende construir com a sua comunidade um plano de gestão, segue um modelo compartilhado para fazer o bem e cooperar para o bem dos alunos e comunidade.
PLANO DE GESTÃO 2013\2014
1. Identificação Pessoal:
1.1.Nome: (que é o gestor ou diretor?)
1.2.Formação: Licenciatura ...
1.3.Endereço Residencial:Rua ................., 695
Bairro:........, Cidade...., Estado....
1.4. Telefone: ( )
1.5. Email:
2. Identificação da Escola:
2.1.
Nome da Escola:
2.2.Município:
2.3.Endereço:
2.4.Níveis e modalidades de ensino ofertados: Ensino Fundamental Final e Ensino
Médio Educação Geral.
2.5.Quantidades de turmas por níveis de ensino e turnos: 8º ano Ensino Fundamental e 1º ano
Ensino Médio no turno vespertino. 1º, 2º e 3º ano Ensino Médio Educação Geral,
turno matutino. 1º ano Ensino Médio Educação Geral, turno vespertino e 2º e 3º
ano Ensino Médio Educação Geral, turno noturno.
2.6.Quantidade de Professores em exercício da docência (efetivos e
temporários):
Efetivos:
13
Temporários: 6
2.7.Quantidade de Professores em outras atividades na escola:
Nenhum
2.8.Quantidade de servidores:
19 profissionais
3. Diagnóstico da Escola:
Dados do Projeto Político Pedagógico da escola.
4. Referencial Teórico:
Pesquisar referências que argumentam o seu Plano Gestor.
5. Objetivo Geral:
Desenvolver ......
6. Metas:
METAS
PEDAGÓGICAS
O
Que?
|
|
Quando?
|
Onde?
|
Porque?
|
Porquem?
|
Diminuir o índice de reprovação
|
Ofereceratividades
de reforço.
|
Durante o ano letivo 2014 e 2015
|
Em casa e extra-classe
|
Para sanarproblemas e dificuldades de aprendizagem.
|
Professores,alunos, pais e família.
|
Diminuir o índice de evasão escolar
|
Diversificando
a metodologia, tornando as aulas mais atrativas.
|
Durante o ano letivo 2014 e 2015
|
No
ambiente escolar
|
Para que os alunos possam concluir a educação
básica.
|
Todo o corpo docente da unidade escolar.
|
Melhorar o índice de aprovação no ENEM
|
Adaptar
os conteúdos aossistemas de provas de seleção
|
Durante o ano letivo 2014 e 2015
|
No
ambiente escolar.
|
Pela necessidade de continuar os estudos erealizar o
Ensino Superior gratuito.
|
Cada professor em sua disciplina.
|
Incentivar o hábito da leitura, aperfeiçoar a
escrita e oralidade
|
Projeto
de leitura e produção textual
|
De março a novembro de 2014 emesmo período de 2015.
|
Na escola e em casa.
|
Por que os alunos em geral apresentaram dificuldades
em interpretação, leitura e produção.
|
Professores, equipe pedagógica e família.
|
Estruturar o laboratório de Física e Química
|
Solicitando
a Gerência equipamentos, instrumentos eprodutos.
|
Durante o primeiro semestre de 2014.
|
Na sala disponível na Unidade escolar.
|
Desenvolveraulaspráticas.
|
GERED, Direção, APP e professores.
|
Em
reunião com os professores no dia cinco de fevereiro de dois mil e treze, os
professores relacionaram metas para colaborar no processo ensino aprendizagem
dos alunos: Incentivar a leitura e produção de textos; usar novas metodológicas
como desenvolver jogos para auxiliar o processo ensino aprendizagem das ciências
exatas; realizar o projeto soletrando; estimular a participação em Olimpíadas
de matemática, geografia, língua portuguesa, entre outras; desenvolver a
oralidade através da contação de histórias, piadas e oratória, como também uma
viagem de estudo.
7. Ações:
* Diminuir o índice de
repetência e evasão escolar acompanhando os alunos com dificuldades e promovendo
palestras que elevem a autoestima, tendo como responsáveis a direção e equipe pedagógica.
* Orientar os educados quanto
aos valores morais e éticos, proporcionando uma formação humana e intelectual
dos mesmos.
* Aumentar a participação e a
presença dos pais junto à escola com reuniões, onde se consiga
ouvir e atender a todos, tendo como Responsável
à direção, equipe pedagógica, conselho Deliberativo, APP, Grêmio estudantil.
* Desenvolver atividades
esportivas, recreativas e culturais que promovam a participação de todos os
segmentos da escola, envolvendo-os no processo de ensino aprendizagem, tendo
como responsáveis a direção, equipe
pedagógica APP e Grêmio Estudantil.
8. Avaliação do Plano:
Conselho Deliberativo escolar e todos os segmentos da escola ....
9. Considerações Finais:
10. Referências:
REFERÊNCIAS
Lei
n.º 7088/83. Estabelece normas para expedição de documentos escolares.
Lei
n.º 8069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente e dá outras providências.
Lei
n.º 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e Bases
da Educação nacional.
DALBEN, Ângela I.L. de Freitas. “Trabalho
Escolar e Conselho de Classe”. Coleção
Magistério. Formação e Trabalho
Pedagógico. Campinas, SP: Papiros, 1992.
SANTA
CATARINA. Resolução n.º 017/99, 13/04/99 do Conselho Estadual de Educação
Estabelece as diretrizes para a
elaboração do Projeto Político Pedagógico - das
Escolas de Educação Básica e
Profissional, integrantes do Sistema Estadual de
Educação de Santa Catarina.
Florianópolis, abril, 1999.
Diretrizes
para o Calendário Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.
Florianópolis, 1999.
Lei
complementar n.º 170, de 07 de agosto de 1998. Dispõe sobre o Sistema Estadual
de Educação.
Documento Norteador para elaboração de
subsídios nas unidades escolares.
Programa da autonomia e da
Gestão da Escola Pública Estadual da Secretaria de Estado da Educação e do
Desporto. Florianópolis. 1999.
Diretrizes para a Organização da Pratica
Escolar na Educação Básica.
Florianópolis –2000 –Diretoria
de Ensino Fundamental /Diretoria de Ensino
Médio.
Documento
da Classe da Aceleração 5.ª à 8.ª série do Ensino Fundamental.
Florianópolis. COGEN/DIEF,1998.
.
Secretaria do Estado da Educação e do Desporto. Proposta curricular de
Santa Catarina: disciplinas
curriculares. Florianópolis. COGEN, 1998.
.Proposta Curricular de Santa
Catarina: Temas multidisciplinares. Florianópolis. COGEN,1998.
Comentários
Postar um comentário