A leitura, como transformá-la em prazer?
(...) a leitura é o momento crítico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal, aquele em que os interlocutores, ao se identificarem como interlocutores, desencadeiam o processo de significação. Em outras palavras é sua interação que os interlocutores instauram o espaço da diversidade. Autor e leitor confrontados definem-se em suas condições de produção. Os fatores que constituem essas condições é que vão configurar o processo de leitura. (p. 193 ORLANDI)
Muitas vezes, a criança, ou qualquer ser humano aprende ludicamente sem ao menos pensado em escolher ou se querer aprender tal conteúdo.
O processo ensino aprendizagem da leitura não está presente apenas na escola, mas em todos os ambientes e situações do cotidiano. Em casa, na rua, no trabalho, no lazer, contato com as redes sociais, vídeos no youtube e até mesmo em contato com a natureza.
A leitura, o processo de interação verbal sempre estará presente na vida ser humano e fazer da alfabetização um momento mágico, feliz e divertido é um desafio não somente para o professor, mas para a família e para a sociedade.
Já está comprovado que não se define aprendizagem como um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. É necessário que as informações passem por um processamento que atinja significados na vida, consciência de escolhas e senso crítico.
REFERÊNCIAS
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 4ª ed. - Campinas, SP: Pontes, 1996.
Muitas vezes, a criança, ou qualquer ser humano aprende ludicamente sem ao menos pensado em escolher ou se querer aprender tal conteúdo.
O processo ensino aprendizagem da leitura não está presente apenas na escola, mas em todos os ambientes e situações do cotidiano. Em casa, na rua, no trabalho, no lazer, contato com as redes sociais, vídeos no youtube e até mesmo em contato com a natureza.
A leitura, o processo de interação verbal sempre estará presente na vida ser humano e fazer da alfabetização um momento mágico, feliz e divertido é um desafio não somente para o professor, mas para a família e para a sociedade.
Já está comprovado que não se define aprendizagem como um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. É necessário que as informações passem por um processamento que atinja significados na vida, consciência de escolhas e senso crítico.
REFERÊNCIAS
ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 4ª ed. - Campinas, SP: Pontes, 1996.
Comentários
Postar um comentário