A leitura, como transformá-la em prazer?

     (...) a leitura é o momento crítico da constituição do texto, pois é o momento privilegiado do processo da interação verbal, aquele em que os interlocutores, ao se identificarem como interlocutores, desencadeiam o processo de significação. Em outras palavras é sua interação que os interlocutores instauram o espaço da diversidade. Autor e leitor confrontados definem-se em suas condições de produção. Os fatores que constituem essas condições é que vão configurar o processo de leitura. (p. 193 ORLANDI)

       Muitas vezes, a  criança, ou qualquer ser humano aprende ludicamente sem ao menos pensado em escolher ou  se querer  aprender tal conteúdo.
      O processo ensino aprendizagem da leitura não está presente apenas na escola, mas em todos os ambientes  e situações do cotidiano. Em casa, na rua, no trabalho, no lazer, contato com as redes sociais, vídeos no youtube e até mesmo em contato com a natureza.
         A leitura, o processo de interação verbal  sempre estará presente na vida ser humano e fazer da alfabetização um momento mágico, feliz e divertido é um desafio não somente para o professor, mas para a família e para a sociedade.
         Já está comprovado que não se define aprendizagem como um processo de aquisição de conhecimentos, conteúdos ou informações. É necessário que as informações passem por um processamento que atinja significados na vida,  consciência  de escolhas e senso crítico.
   









REFERÊNCIAS

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 4ª ed. - Campinas, SP: Pontes, 1996.

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